Este estudo sobre a santificação, a lei do pecado e a lei do Espírito de vida (Romanos 6, 7 e 8) mostrará na prática o que é viver em santidade e como se libertar do pecado!
Esta reflexão faz parte de um sermão que eu preguei na igreja como uma introdução da carta aos Romanos, então eu o adaptei em um estudo bíblico, espero que seja edificante para todos os leitores.
Na carta aos romanos, Paulo mostra o conflito do pecado contra a Lei no ser humano, e também a causa da nossa santificação.
Paulo mostra a impossibilidade da lei libertar o ser humano de seus pecados, mas mostra como o Espírito Santo é capaz de realizar a obra de santificação na vida do crente, mediante o sacrifício de Cristo Jesus na cruz por nós!
Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
Porquanto, o que a lei não podia fazer, visto como estava fraca pela carne, Deus, enviando seu próprio Filho em semelhança da carne pecaminosa, e como oferta pelo pecado, condenou o pecado na carne; (Romanos 8:2,3 KJF)
Todos os seres humanos estão sob a condição de pecadores contra Deus, necessitando serem redimidos de suas culpas e faltas contra Ele (Rm 3:23);
A Lei (de Moisés) veio para mostrar o pecado, para ressaltá-lo, mas como lido acima, não pôde libertar o homem dele, pois a natureza pecaminosa humana é mais forte do que sua vontade de fazer o bem (Rm 7:7);
O pecado se aproveita do mandamento da lei para provocar mais ainda o ser humano e dominá-lo, induzindo-o ao erro (Rm 7:8-13);
A Lei não pode libertar o homem do pecado! (Rm 7:14-20).
Como será possível então o homem se libertar do pecado e viver na santificação?
É o conflito em que Paulo se acha quando se vê escravo do pecado, não tendo nem domínio sobre seus próprios atos (Rm 7:14);
Paulo questiona-se, se vê aprisionado e prestes a encarar a morte, mas ao mesmo tempo glorifica a Deus, pois sabe quem é capaz de libertá-lo (Rm 7:24-25);
Enquanto a lei mostra o que é pecado e orienta o homem a não praticá-lo, Jesus é o único que pode tirar o pecado de dentro do ser humano, veja isso claramente no versículo abaixo:
No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (João 1:29 ACF)
A morte de Cristo é a nossa morte para o pecado, e sua ressurreição é nossa nova vida justificada para com Deus! (Rm 6:3-11);
O Espírito Santo é a causa da nossa santificação (Rm 8:2).
Exemplos de uma vida que passa pela santificação do Espírito Santo:
Através das características descritas abaixo, podemos identificar uma pessoa que realmente foi santificada pelo Espírito, leia com atenção.
Se um homem era violento e batia em sua esposa em casa, isto não acontecerá mais, pois se ele recebeu o Espírito Santo será santificado, o pecado não terá mais domínio sobre este homem, desde que abra o coração para que o Espírito de Deus faça essa obra! (Rm 6:13,14)
Se um homem gostava de se embriagar, não se importando com o dinheiro que está desperdiçando ou o modo com o qual está tratando sua família depois de bêbado, ele não terá mais prazer em viver assim, pois a santificação do Espírito eliminará tais paixões de seu coração! (Rm 6:12)
Se um homem antes aproveitava cada oportunidade para roubar um produto da empresa em que trabalha, ou roubar o dinheiro de seu patrão, ele não terá mais prazer nisso, e se arrependerá, pois o Espírito Santo o levará à santificação! (Rm 6:22)
Quem realmente recebeu o Espírito Santo é santificado por Ele, e consequentemente é liberto do pecado! (Rm 8:5)
Por fim, a santificação deve continuar acontecendo na vida do crente!
Portanto, irmãos, nós somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne.
Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. (Romanos 8:12,13 KJF)
A santificação é um ato contínuo na vida do cristão, que nunca terminará.
Sabemos que não alcançaremos a perfeição, mas a vontade de Deus é que nos santifiquemos sempre!
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver. (1 Pedro 1:15 KJF)
Santidade não tem a ver só com ficar guardando um monte de regras e costumes.
Dedicar-se à santificação do Espírito não tem a ver só com mudar sua aparência de vida, como só usar saias longas e calças compridas, ser contra tatuagem, não assistir filmes da Disney, não ir à praia, não usar maquiagem, etc.
Viver em santidade não quer dizer que tenho que me afastar das pessoas e viver num rigoroso sistema de oração e jejum, tudo isto é praticamente buscar justificação própria, pelos próprios atos, e isto não agrada a Deus (Lucas 18:9-14).
A santificação tem a ver com abrir o coração para Deus trabalhar nele continuamente, tirando tudo que é mal que está dentro dele, lembre-se das palavras que o Senhor Jesus disse:
E ele dizia: O que sai do homem, isso é que o corrompe.
Porque do interior do coração dos homens, procedem maus pensamentos, adultérios, fornicações, assassinatos, roubos, cobiça, maldade, engano, lascívia, inveja, blasfêmia, soberba, insensatez;
todas estas coisas más procedem de dentro e corrompem o homem. (Marcos 7:20-23 KJF)
Se abrirmos o nosso coração para Deus, confessando-lhe os nossos pecados e arrependendo-nos, e assim abrindo nosso coração para que o Espírito Santo nos santifique através da nossa dedicação, que é a prova do nosso desejo de mudança, então o que é bom que ficará dentro de nós refletirá no nosso exterior com naturalidade.
Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.
Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. (Tiago 1:21,22 NVI)
Estilo de quem vive em santidade.
- Isso significa que, tendo um coração santificado pelo Espírito Santo, uma moça não vai querer parecer sensual aos outros, se não ao seu próprio marido somente;
- uma mulher repudiará todo tipo de maledicência, fofoca e comentários negativos sobre a vida dos outros;
- Um homem será sincero no relacionamento com sua esposa e se dedicará a ela, sendo atraído unicamente por seu amor (Pv 5:19);
- Um patrão não enganará seus funcionários ou clientes em busca de lucros exorbitantes para sua empresa;
- um filho não fará coisas escondidas de seus pais, como pegar seu dinheiro para gastar em coisas más e em vícios, ver algo inadequado na internet ou se misturar com pessoas ruins para fazer o que não convém,
- e assim por diante.
Em resumo, uma pessoa santificada pelo Espírito Santo não pode mais habituar-se à prática do pecado!
Todo aquele que é nascido de Deus não se dedica à prática do pecado, porquanto a semente de Deus permanece nele e ele não pode continuar no pecado, pois é nascido de Deus. (1 João 3:9 KJA)
Se este estudo bíblico te ajudou a aprender mais da Palavra de Deus e da obra do Espírito Santo, compartilhe-o com seus irmãos em Cristo!