Pergunta: "Qual será a religião mundial do fim dos tempos?"
Resposta: A religião mundial descrita em Apocalipse 17:1-18 como "a grande meretriz" será parte do cenário dos últimos tempos. O termo meretriz é usado em todo o Antigo Testamento como uma metáfora da falsa religião. A verdadeira identidade dessa religião tem sido debatida durante séculos e tem resultado em uma série de diferentes pontos de vista entre os comentaristas e teólogos bíblicos. Existem argumentos convincentes de que essa religião mundial seja o catolicismo, o islamismo, o movimento da nova era ou alguma forma de religião nem sequer inventada ainda, e uma pesquisa na Internet produzirá muitas outras possibilidades e teorias. Não há dúvida de que algum tipo de religião mundial sob o falso profeta será uma parte do fim dos tempos, talvez composta de um número de diferentes religiões, seitas e ismos que existem hoje.
Apocalipse 17:1-18 nos dá várias características dessa religião mundial. A falsa religião dominará todos os "povos, multidões, nações e línguas" da terra (versículo 15), significando que terá autoridade universal, sem dúvida dada a ela pelo Anticristo, o qual governa o mundo naquele tempo. Os versículos 2-3 descrevem a meretriz como cometendo adultério com os "reis da terra", referindo-se à influência da falsa religião entre os governantes do mundo e pessoas influentes. A expressão "com quem se prostituíram os reis da terra; e, com o vinho de sua devassidão, foi que se embebedaram os que habitam na terra" pode se referir àqueles que estão bêbados com o poder que recebem de adorar o deus falso desta religião, como Satanás frequentemente aprisiona aqueles que cobiçam poder. As alianças forjadas pela religião falsa unirão a igreja e o estado como nunca antes.
O versículo 6 descreve a meretriz como "embriagada com o sangue dos santos" e o sangue dos que testificam de Jesus. O assassinato de crentes durante a tribulação será parte do plano do Anticristo (Apocalipse 6:9). Muitos que se opõem à religião mundial serão decapitados (Apocalipse 20:4), e aqueles que se recusarem a adorar o Anticristo ao aceitar a sua marca não poderão comprar e vender, tornando a sobrevivência muito difícil (Apocalipse 13:16- 17) .
Eventualmente, a meretriz perderá o favor com o Anticristo, o qual irá querer receber a adoração do mundo para si mesmo. Ele não compartilhará a adoração do mundo com os profetas e sacerdotes da falsa religião, por mais obsequiosos que sejam. Uma vez que o Anticristo ganhe a atenção do mundo pelo seu milagroso retorno dos mortos (Apocalipse 13: 3, 12, 14), ele se voltará contra o falso sistema religioso e o destruirá, estabelecendo-se como Deus. O engano, Jesus nos diz, será tão grande que, se fosse possível, até mesmo os eleitos cairiam nele (Mateus 24:24).