" ONDE ESTÁ A SUA SEGURANÇA? "

 


" (...) A causa da insegurança é abandonar o verdadeiro Deus e trocá-lo por falsos deuses. Por que o mundo está em uma grande crise de segurança? Por que há tanto disso em nossos dias? Alguns dizem que é porque não temos bons políticos, outros dizem que a nossa economia é problemática, outros dizem que falta mais educação, e que precisamos ensinar mais nas escolas sobre os bons modos dos cidadãos; outros colocam a culpa no alcoolismo e nas drogas que têm degradado o ser humano. Entretanto, a causa real da insegurança está no fato de que os homens trocaram de Deus.   

Todo aquele que não buscar ao Deus verdadeiro, e buscar falsos deuses, sofrerão a angústia da insegurança, e conseqüentemente muitas provas virão. Muitos sofrimentos terão de curtir os ímpios que não querem reconhecer o verdadeiro Deus, e O trocam por falsos deuses.

 

1 – Quais são as penas e os sofrimentos dos ímpios? Haverá tristeza, melancolia, abatimento do espírito. Haverá angústia, remorso, desespero. Haverá solidão e vazio de alma. Haverá fome e sede espiritual que não serão satisfeitos. Haverá misérias até à morte. Muitas serão as penas, os sofrimentos e castigos do ímpio, neste mundo e no porvir. O homem que adora a falsos deuses não pode ser feliz; ele vive sem paz, sem luz, sem razão.

2 – E quais são os deuses que os homens buscam hoje? Antigamente, os pagãos buscavam falsos ídolos feitos pelas mãos humanas, e os chamavam de deuses, deuses que tinham olhos mas não enxergavam, tinham nariz mas não cheiravam, tinham mãos que não apalpavam e ouvidos moucos que não podiam ouvir.

 

Eles eram chamados Baal, Astarote, Zeus, e outros milhares de deuses como o deus do sol, o deus da lua, o deus das estrelas, o deus do ventre, da fertilidade, o deus do mar e o deus do fogo, etc. Eram deuses de pau e pedra, deuses mortos, iguais aos seus adoradores.

Mas hoje, os homens adoram a outros deuses: o deus da carne, o sexo, o carnaval; o dinheiro, a riqueza, a fortuna fácil; a Tecnologia, a Ciência, o conhecimento experimental; o saber, a Filosofia, a opinião própria; a TV, os astros do cinema e da televisão; os artistas das novelas e dos filmes; o rock, o samba, as músicas populares e extravagantes, e por aí se perde uma multidão de pessoas que adoram a falsos deuses, e falsos ídolos, trocando o Deus verdadeiro por esses deuses falsos e medíocres deuses.

Ninguém pode viver sem algum tipo de deus. Ou adora o verdadeiro Deus, ou vai trocá-lO por falsos deuses. E nós vivemos em um tempo em que estas coisas estão sendo banalizadas. A palavra “adorar” é usada para qualquer coisa. As pessoas dizem: “Eu adoro você!” “Eu adoro esse gato!” “Eu adoro manteiga!” O nosso grande inimigo sabe que esta banalização confunde as pessoas sobre a verdadeira adoração ao nosso Deus e ele sabe que só se adora a Deus. Você sabe que adorar é um ato santo só para Deus? Sabia que adorar qualquer coisa é pecar contra o segundo mandamento da lei de Deus?

 

III – OS ELEMENTOS DA SEGURANÇA

 

V. 5-6: “O SENHOR é a porção da minha herança e o meu cálice; tu és o arrimo da minha sorte. Caem-me as divisas em lugares amenos, é mui linda a minha herança.” Enquanto os apóstatas estão inseguros, sem uma certeza, Deus é a minha herança, diz o salmista. Deus mesmo era a sua herança. O que é uma herança? É uma riqueza que recebemos e que nos deixa seguros. Você caminha mais tranquilo. O seu futuro está garantido. Com efeito, herança é algo que fala de segurança.

 

É mui linda a minha herança.” A beleza da nossa herança está na beleza dos atributos, poder e riquezas infinitas de Deus. Davi enaltecia os atributos e feitos poderosos de Deus como a sua herança. Ele confiava a sua segurança na herança que ele tinha em Deus que é o Dono do universo. Como disse alguém: “Não sou o dono do mundo, mas sou filho do Dono.”

 

1º Atributo: V. 7: "Bendigo o Senhor que me aconselha". Deus é um Ser pessoal, é um Pai, que Se relaciona com os Seus filhos, e nos aconselha a respeito dos nossos interesses humanos. Deus não é um ser impessoal como diz o Panteísmo. Deus é uma Pessoa que tem conhecimento completo, para aconselhar: Quem aconselha deve ter conhecimento da pessoa e das circunstâncias. Pois Deus tem um conhecimento completo de todas as pessoas e de todas as coisas. Isso é onisciência: Ele sabe de tudo. Conhece o fim desde o princípio, e pode ajudá-lo em todos os assuntos que lhe compete. Você pode ter esse conselho seguro e eterno em um Deus onisciente.

 

2º Atributo: V. 8: ''O SENHOR, tenho-o sempre à minha presença''. Ele agora está presente, e não só presente, mas Ele está ''sempre'' presente. Segurança depende da presença contínua e sem interrupção de Deus. Isto só pode ocorrer porque Deus é onipresente, e, portanto, está presente em todos os lugares ao mesmo tempo, e com todas as pessoas do mundo e do Universo.

 

Você não pode fugir da presença de Deus. Porque se formos ao mais profundo abismo, lá Ele estará; se formos às mais altas nuvens, ele estará lá; se formos para dentro do oceano num poderoso submarino, lá Ele também estará. Isto é onipresença. Deus está presente, sempre, e em todos os lugares ao mesmo tempo.

 

Entretanto, qual é o segredo para manter a segurança? Note como diz o salmista: “o Senhor, tenho-O sempre à minha presença.” Ele está dizendo que ele tem a Deus, ao seu lado. Isso indica uma ação de sua vontade, que ele tem certeza de ter a Deus consigo e aprecia a Sua presença. Você gosta de estar à luz da presença de Deus? Então, você escorrega os joelhos nas primeiras horas do dia, e logo em seguida vai ler a Sua Palavra, e meditar nas páginas sagradas do Livro de Deus, antecipando o alvorecer? Davi fazia isso (Sl 119:147).

 

E você, qual é a sua prioridade? Você coloca a Deus em primeiro lugar? Para mantermos a segurança, precisamos colocá-lO sempre à nossa presença e fazer isso como o primeiro ato do dia. Tenha sempre a presença de Deus com você. Se nós tivermos sempre a Deus conosco, estaremos seguros.

 

3º Atributo: O v. 8, 2ª parte, ainda exalta outro aspecto de Deus como o único Refúgio eterno: ''não serei abalado!''. Isso nos lembra o poder e a onipotência divina: Com Deus não seremos abalados, pois Deus é Todo-poderoso. Ele tem poder para nos proteger de qualquer perigo.

 

As tempestades, os maremotos, os ciclones, os terremotos, os abalos sísmicos, as convulsões da terra e dos céus que serão abalados - tudo isso não poderá nos abalar se fizermos de Deus o nosso Refúgio, se nós confiarmos nEle como a nossa defesa; nós não seremos abalados, nós teremos segurança, a nossa única segurança, porque Deus é um Deus onipotente.

 

Portanto, não temos nada a temer. Certa vez, um menino loquaz e falador, caminhava junto ao seu pai, em um lugar solitário, e quando se aproximava a noite, as sombras se adensavam, e o menino começou a temer, mas logo se achegou ao pai, tomou a mão forte e calosa do pai e perguntou: “Papai, o senhor não está com medo, não é?” Não seremos abalados, se o Senhor está ao nosso lado, e temos consciência de Sua presença conosco.

 

IV - QUAIS SÃO OS RESULTADOS DA SEGURANÇA?

Qual foi a conclusão a que o Salmista Davi chegou?

1- Alegria: v. 9: "Alegra-se, pois, o meu coração, e o meu espírito exulta"; aqui temos um paralelismo sinônimo. A pessoa que está segura, é alegre, porque nada tem a temer. Alegria é um dom de Deus; é o resultado de Sua segurança pelo poder e fruto do Espírito Santo. Se estamos com medo e inseguros, não podemos ter alegria. Portanto, Deus primeiro nos dá a segurança, e logo vem a alegria.

 

Deus é um Deus maravilhoso, um Deus de alegria e felicidade. Seria possível não amar um Deus onisciente, onipotente, onipresente e eterno, que é um Deus pessoal e amante, que quer nos dar refúgio e segurança, e alegria da salvação?

 

2- Repouso: v. 9, seg. parte: ''até o meu corpo repousará seguro.'' Ele está alegre, feliz, completamente seguro, porque até o seu corpo está seguro. Por quê? V.10. ''Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.'' - Aqui está a certeza da ressurreição. Davi crê que Deus não deixaria seu corpo no sepulcro, para sempre. Ele o libertaria das trevas e corrupção da sepultura, dando-lhe a imortalidade.

 

Este verso nos ensina algumas coisas importantes:

 

1) A alma pode morrer. Disse Davi que Deus não deixaria a sua alma na morte; isso indica que o destino da alma é a morte, no momento em que morre o homem. Isso indica que a alma é mortal. Não se engane com os defensores da imortalidade da alma. Este não é o ensino da Bíblia. Ela ensina que nada existe em nós que seja eterno ou imortal. Que somos mortais e nada sobrevive à morte. Nossa esperança está em Deus ao nos chamar na primeira ressurreição (1Ts 4:16).

 

2) Deus jamais esquece dos Seus filhos. Mesmo na morte. Esta é a nossa grande segurança que temos em nosso Pai amorável e bondoso, que sempre está atento aos nossos interesses. Ele não se esquece de nós quando estamos vivos e atende a todas as nossas necessidades. Mas também promete se lembrar de nós na morte, e ao estarmos em um profundo sono, no qual não há sonhos nem pesadelos, “o sono da morte” (Sl 13:3). Cristo se lembrará de nós, ao vir em Seu reino para levar-nos ao Céu. Crente nessa segurança, foi que orou o ladrão na cruz: “Jesus, lembra-Te de mim, quando vieres no Teu reino!” (Lc 23:42)

 

3) Este verso é messiânico e, portanto, também se refere a Jesus. Os escritores do Novo Testamento aplicaram estas palavras à ressurreição de Jesus Cristo. Sua ressurreição é a máxima certeza de nossa ressurreição; é a indicação de nossa eterna segurança. Sendo que temos um Deus que nos assegura a eternidade, qual é o futuro dos filhos de Deus?

 

3- Vida. Este é o outro resultado da segurança em Deus. V. 11: “Tu me farás ver os caminhos da vida.” Por aí, vemos que aquele que não troca ao Deus verdadeiro por falsos deuses, tem o grande privilégio da vida eterna, porque anda nos "caminhos de vida", os caminhos que levam à vida. Os caminhos da morte estão nas drogas, na imoralidade, no adultério, no vício, na transgressão e no pecado. Os caminhos da vida estão na verdade e na lei de Deus; na justiça e no amor.

 

4 – Felicidade. V.11, 2p: “na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.” Haverá também felicidade completa, um estado de satisfação indizível, jamais sentida no coração humano, que é descrita pelo salmista como a "plenitude de alegria". Haverá felicidade completa e incomparável, jamais experimentada neste mundo: haverá “delícias perpetuamente”; portanto, isso também indica felicidade eterna e imortal.

 

Será que você gostaria de possuir tanta segurança e tamanha felicidade? Não nos esqueçamos de que isso tudo recebemos apenas de Deus. Busquemos ao Senhor mais confiantemente. Aproximemo-nos dAquele que está tão perto de nós. Entreguemo-nos inteiramente a Jesus Cristo, o nosso grande Deus e Salvador. E nós estaremos seguros e felizes.

 

https://www.iasdemfoco.net/coracao/text/0016.htm

 

Pr. Roberto Biagini

Mestrado em Teologia

prbiagini@gmail.com

 

 

" Oração: missionários distribuem Bíblia em MP3 para alcançar radicais no Afeganistão "

Ocupando a 10ª posição na lista mundial de perseguição religiosa da organização Portas Abertas, o Afeganistão é um dos países mais perigosos para um cristão viver, algo que exige muita coragem e sabedoria dos missionários que evangelizam nesse país.

Foi por causa disso que os evangelistas desenvolveram um projeto ousado chamado “Keys for Kids”. O objetivo é alcançar os radicais islâmicos do país, mas através do evangelismo voltado para as crianças.

Para isso, os missionários estão distribuindo aparelhos de MP3 com a Bíblia em áudio. Abastecidos com energia solar e fones de ouvido, os pequenos dispositivos podem ser facilmente carregados para qualquer lugar, facilitando a disseminação da Palavra de Deus.

Até o momento, cerca de 5 mil aparelhos estão sendo preparados para a distribuição entre os afegãos. Greg Yoder, diretor executivo do projeto missionário, comemorou os resultados da iniciativa, dizendo que o filho de um terrorista suicida se converteu a Cristo após ouvir a Bíblia.

“Este jovem [de 11 anos] não entendia o que era ter um relacionamento com um pai. E através das histórias bíblicas, ele conheceu o pai celestial”, disse Yoder. “Ele aceitou Jesus Cristo enquanto estava apenas sendo um dublador”.

A criança foi alcançada enquanto ajudava os missionários, traduzindo as Escrituras para o idioma local, o pashto.

Oração e fé

Os missionários pedem o suporte espiritual das igrejas, a fim de que o projeto evangelístico não encontre resistências e continue dando frutos para o Reino de Deus.

“Ore para que a entrega seja tranquila e o impacto seja significativo. Ore também por aqueles que já aceitaram Jesus: para que eles sejam capazes de crescer na compreensão da Palavra”, disse Yoder ao Mission Network News.

“Ore também pelos cristãos locais envolvidos. Em meio a ameaças às suas vidas, crentes comprometidos estão correndo grandes riscos para compartilhar sua fé”, concluiu o missionário."

" Oração: missionários distribuem Bíblia em MP3 para alcançar radicais no Afeganistão " 

" ‘Sempre esteve lá’, diz ex-primeiro ministro da Austrália sobre a fidelidade de Deus "


 ‘Sempre esteve lá’, diz ex-primeiro ministro da Austrália sobre a fidelidade de Deus

Scott Morrison, cristão que foi primeiro-ministro da Austrália, compartilhou reflexões sobre sua Fé cristã e desafios enquanto liderava o país durante a pandemia de COVID-19.

Em entrevista ao portal The Christian Post, Morrison destacou como sua relação com Deus o sustentou em momentos difíceis e revelou detalhes do livro Plans For Your Good: A Prime Minister’s Testimony of God’s Faithfulness (2024).

O Livro e Suas Reflexões

O livro de Morrison é baseado em Jeremias 29:11 e propõe três questões centrais: “Quem sou eu?”, “Como devo viver?” e “O que devo esperar?”. Ele descreve o trabalho como uma mensagem de esperança, evitando o foco em política. “Não é um livro político. Se fosse, teria três vezes o tamanho e abordaria minha agenda política”.

Morrison enfatizou que sua fé cristã tornou-se mais pública após deixar o cargo, permitindo maior abertura sobre sua relação com Deus.

Liderança na Crise

Primeiro-ministro entre 2018 e 2022, Morrison enfrentou uma das maiores crises da história moderna da Austrália. Durante a pandemia, o país adotou medidas rigorosas contra a COVID-19, recebendo elogios e críticas. Apesar de controvérsias, a Austrália foi uma das poucas nações a atingir zero casos adquiridos localmente em 2020. “Foi um momento de grande incerteza”, disse Morrison. “Sabíamos que lidávamos com algo perigoso.”

Além da pandemia, Morrison destacou a relação com a China como o maior desafio de seu governo, citando tentativas de intimidação por parte de Pequim durante crises internas, como recessão e desastres naturais. “A força para enfrentar esses desafios veio de Deus”, afirmou, mencionando apoio de aliados, especialmente dos Estados Unidos.

Saúde Mental e Ansiedade

Em 2021, Morrison começou a sofrer ataques de ansiedade, recorrendo a medicação. Ele destacou que buscar ajuda para saúde mental é essencial, especialmente diante de crises. “A ansiedade é humana”, disse. “Assim como tomamos remédios para dores físicas, devemos cuidar de nossa saúde mental.”

O ex-premiê também apontou para a importância de uma comunidade cristã de apoio. “Deus nos fortalece por meio da oração e da comunhão com outros fiéis”, afirmou, incentivando cristãos a buscar suporte espiritual e comunitário.

Humildade e Propósito

Morrison relembrou momentos de fracasso, incluindo sua demissão da agência de turismo australiana, o que o levou a refletir sobre como sua autoestima estava atrelada a conquistas pessoais. “O amor de Deus não depende do que realizamos”, escreveu. Essa lição o preparou para lidar com outras perdas, como a derrota eleitoral em 2022.

Ele concluiu ressaltando a fidelidade de Deus em todas as fases da vida. “O prêmio é Cristo e Sua presença”, disse. “Essa é a força que nos sustenta em qualquer circunstância.”

 

" ‘Sempre esteve lá’, diz ex-primeiro ministro da Austrália sobre a fidelidade de Deus "

As feridas da alma não podem ser ignoradas! Como se processa o RESGATE E CURA DA ALMA: algumas indi

As feridas da alma não podem ser ignoradas! Como se processa o RESGATE E CURA DA ALMA: algumas indicações...

RESGATE E CURA DA ALMA - ESTE É UMA NECESSIDADE URGENTE! Os acontecimentos mostram que um grande número de pessoas está em profundo d...