POR QUE MOTIVO JESÚS FALAVA POR PARÁBOLAS
" Não lhes falava senão em parábolas " - Marcos 4:34
O significado que retirei da parábola de Tim é que o sofrimento é desagradável, mas também pode levar ao crescimento.
" Jesús comprendia o modo de pensar das pessoas. Ele foi um dos maiores professores da história, pois sabia que cada pessoa só pode entender as coisas do seu próprio ponto de vista. Como não partia do princípio de que o que Ele tinha para dizer seria sempre compreendido, falava por parábolas.
Uma parábola é uma compreensão da realidade sob a forma de uma história. As pessoas podem retirar de uma parábola as verdades que conseguirem compreender e começar a aplicá-las nas suas vidas.
À medida que vão crescendo e evoluindo, podem voltar à parábola para extraírem significados adicionais que as conduzam no seu caminho.
Às parábolas têm-me ajudado a compreender a vida, e isso foi particularmente verdade durante um certo período de tempo, quando não estava a conseguir tirar o menor sentido do meu sofrimento.
Foi num desses períodos que me vi forçado a pôr tudo em questão, do tipo, " Como pode Deus existir se eu estou a sofrer? ". Estava desesperado, e não havia nada que resultasse.
Durante essa época, fui à casa do meu irmão queixar-me da minha situação. Tim é um geólogo que passa a maior parte do dia fora de casa. Não é muito falador, mas quando fala não costuma perder o seu tempo. Sempre o considerei um homem humilde, na melhor acepção da palavra.
Estava sentado na cozinha dele com ar deprimido e a sentir-me inútil quando ele afirmou: " Sabes, Mark, ultimamente, quando estava a fazer uma investigação geológica, reparei numa coisa interessante acerca do modo como o mundo é feito. A nossa equipa subiu à montanha mais alta da região, e ficámos extasiados com a vista. As experiências no topo das montanhas são formidáveis. Porém, quando uma pessoa se encontra num ponto assim tão alto, fica acima da linha das árvores. Só se vêem árvores até uma certa altitude e, acima dela, não conseguem sobreviver. Mesmo no topo da montanha não cresce nada. Mas, se olharmos para baixo, reparamos numa coisa interessante. Toda a vegetação se concentra nos vales."
O significado que retirei da parábola de Tim é que o sofrimento é desagradável, mas também pode levar ao crescimento.
É importante retirar o sentido das coisas, e essa parábola ensinou-me a fazer isso. Nunca me esquecerei do que Tim disse naquele dia, e, embora não me tenha retirado a dor, de algum modo tornou-a mais tolerável.
As parábolas não modificam os factos da nossa vida - elas ajudam-nos a vê-los de uma outra perspectiva. Como cada um de nós só consegue entender as coisas de acordo com a sua própria perspectiva, Jesús usou parábolas para nos ajudar naquilo em que tínhamos mais necessidade. A maior parte do tempo, não conseguimos alterar os factos da nossa vida, mas podemos mudar de perspectiva.
PRINCÍPIO ESPIRITUAL: SÓ PODEMOS ENTENDER AS COISAS A APRTIR DA NOSSA PRÓPRIA PERSPECTIVA.
(texto extraído do livro " O Maior Psicólogo de todos os tempos - JESÚS e a Sabedoria da Alma " , Dr. Mark W. Baker, Asa Editores, S.A.)
Sem comentários:
Enviar um comentário