Os Cientistas e a Fé
Tenho uma mente curiosa, e, ainda que leiga nestas matérias científicas, permitam-me emitir a minha opinião sobre este tema da ciência. Muitas das experiências, inicialmente e aparentemente "inexplicáveis", que vivenciei nos últimos 5 anos de minha vida, levaram-me a procurar explicações que me trouxessem entendimento e compreensão sobre as mesmas. Sem me alongar muito, quero apenas dizer que acredito que o ser humano está ainda há "anos-luz" de conseguir provar tudo o que existe no Universo (ou Universos, se é que existem os chamados "Universos paralelos", como alguns defendem), e que ciência e espiritualidade (que não é o mesmo que religião!), vão de mãos dadas, ainda que isto seja um "osso duro de roer" para muitos que se apoiam apenas no raciocínio lógico para explicar o "quase insondável" Universo. A força, o poder, a consciência cósmica ou como lhe queiram chamar (eu chamo-lhe Deus) que está por trás de tudo o que existe, é simplesmente inexplicável pela mente humana. Existiram (e existem) muitos cientistas, estudiosos, pesquisadores, que acreditaram na existência de Deus como estando na origem do cosmos, e passo a citar apenas alguns de entre muitos:
Isaac Newton (1642-1727), fundador da física clássica e descobridor da lei da gravidade:
“A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta”.
Charles H. Townes (1915-2015), ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1964
"Você pode perguntar: onde exatamente Deus entra em tudo isto? Talvez minha narrativa possa lhe dar algumas respostas, mas para mim a pergunta quase não faz sentido. Se você crê em Deus, não existe um 'onde' em particular. Ele sempre está presente... Para mim Deus é pessoal e também onipresente. Uma grande fonte de força, Ele fez uma enorme diferença para mim."
Prof. Allan Sandage, durante toda a sua vida se aplicou à pesquisa dos astros: “Foi a minha ciência que me levou à conclusão de que, o universo é demais complexo para poder ser explicado pela ciência. É somente por meio do sobrenatural que posso compreender o mistério da existência”.
Max Plank (1858-1947), físico, alemão, criador da teoria dos quanta, Prêmio Nobel 1928:
“Para onde quer que se dilate o nosso olhar, em parte alguma vemos contradição entre Ciências Naturais e Religião; antes, encontramos plena convergência nos pontos decisivos. Ciências Naturais e Religião não se excluem mutuamente, como hoje em dia muitos pensam e receiam, mas completam-se e apelam uma para a outra. Para o crente, Deus está no começo; para o físico, Deus está no ponto de chegada de toda a sua reflexão. (Gott steht für den Gläubigen em Anfang, fur den Phystker am Ende alles Denkens)”.
EU SOU em contínuo e inextinguível fascínio pelo Cosmos, saúdo a todos com elevada estima, respeito e consideração.
Sem comentários:
Enviar um comentário