" Você tem o dom espiritual da exortação? "




"Uau, você é um exortador tão bom!" ninguém jamais disse.

Exortação não é uma palavra que usamos com frequência. No entanto, por algum motivo, vários tradutores da Bíblia (como o ESV) continuam usando-o para descrever um dom espiritual em Romanos 12 .


Algumas versões da Bíblia, como a NIV, usam “encorajamento” em vez disso, o que parece mais natural para nossos ouvidos modernos. Mas isso significa a mesma coisa?
Qual é a diferença entre exortação e encorajamento?

A exortação certamente inclui encorajamento - mas não para com ele. Merriam-Webster define exortação como “linguagem destinada a incitar e encorajar”.

O incentivo é baseado na bondade e esperança. Isso fortalece a confiança dos outros. Eles se sentem desanimados quando se sentem desanimados.

A exortação está repleta dessa mesma bondade e esperança, mas então dá um segundo passo - incita seus ouvintes à ação. Em vez de oferecer lugares-comuns vagos, a exortação fala especificamente sobre a situação de alguém, desafiando-o a fazer o que é certo.

A exortação é baseada na verdade. Não é passivo em relação ao pecado . Mas sempre afirma o trabalho contínuo de Deus na outra pessoa e sempre traz esperança para o futuro dela. Inspira essa pessoa a crescer e se tornar tudo o que Deus fez para ser.

Isso soa como o Espírito Santo , não é?

Engraçado você perguntar ...
O que é exortação na Bíblia?

A exortação é considerada um dom espiritual em Romanos 12 .

Tendo dons que diferem segundo a graça que nos foi dada, usemo-los: se profetizar, na proporção da nossa ; se serviço, em nosso serviço; aquele que ensina, em seu ensino; aquele que exorta, em sua exortação ( Romanos 12: 6-8 , ESV).

A palavra que o ESV traduz como “exortação” aqui é a palavra grega paraklesis , e aparece em várias outras passagens do Novo Testamento. Em 2 Coríntios 1: 3-7 , paraklesis aparece nove vezes, e o ESV traduz como "conforto".

Curiosamente, ela vem da mesma raiz de parakletos , a palavra usada para descrever o Espírito Santo em João 14 .


Mas o Advogado, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, irá ensinar-lhe todas as coisas e irá lembrá-lo de tudo o que eu disse a você ( João 14:26 NVI).

Outras versões traduzem parakletos como ajudante ou consolador, e quanto mais lemos por toda a Escritura, mais vemos o fio da parakletos (exortação) no papel do Espírito Santo.

Da mesma forma, o Espírito nos ajuda em nossas fraquezas. Não sabemos o que devemos orar, mas o próprio Espírito intercede por nós por meio de gemidos sem palavras ( Romanos 8:26 NVI, ênfase adicionada).

Que o Deus de esperança os encha de toda alegria e paz na fé, para que pelo poder do Espírito Santo vocês abundem em esperança ( Romanos 15:13 ESV, grifo nosso).

Então, a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samaria teve um tempo de paz e foi fortalecida. Vivendo no temor do Senhor e encorajado pelo Espírito Santo, aumentou em número ( Atos 9:31 NVI, ênfase adicionada).

Mas quando ele, o Espírito da verdade, vier, ele o guiará em toda a verdade . Ele não falará sozinho; ele falará apenas o que ouve e lhe dirá o que ainda está por vir ( João 16:13 , NVI, ênfase adicionada).

E vou colocar meu Espírito em você e movê-lo a seguir meus decretos e ter o cuidado de guardar minhas leis ( Ezequiel 36:27 NVI, ênfase adicionada).

A natureza pecaminosa quer fazer o mal, que é exatamente o oposto do que o Espírito deseja. E o Espírito nos dá desejos que são o oposto do que a natureza pecaminosa deseja ( Gálatas 5:17 a NLT, ênfase adicionada).


O Espírito Santo é nosso parakletos - nosso consolador, advogado e ajudador. E nessa função, ele nos dá esperança, encorajamento e motivação para seguir a Deus. Ele é totalmente verdadeiro, mas em nenhum lugar das Escrituras ele nos condena. Em vez disso, ele nos lembra quem somos como filhos de Deus, inspirando-nos a abandonar o pecado e fazer o que é bom.


É por isso que paraklesis em Romanos 12 é tantas vezes traduzido como exortação . É um tipo de incentivo que não apenas nos conforta, mas nos motiva a fazer o que é certo.
Como você exorta?

Agora sabemos como é a exortação perfeita. Mas o que significa para um humano imperfeito dar uma exortação?

Novamente, isso volta para o Espírito Santo.

Nenhuma de nossas mentes humanas possui todas as respostas. Iremos inevitavelmente encontrar pessoas que não sabemos como ajudar. Mas, ao aprender a andar com o Espírito em amor e verdade, podemos preparar-nos para enfrentar cada situação com o coração certo - mesmo que não tenhamos todas as respostas.

Gálatas 5 é o roteiro para andar em sintonia com o Espírito. Aqui estão os três últimos versículos do capítulo que resumem tudo:

Aqueles que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne com suas paixões e desejos. Visto que vivemos pelo Espírito, vamos andar em sintonia com o Espírito. Não nos tornemos presunçosos, provocando e invejando uns aos outros.

Esta passagem nos alerta sobre duas armadilhas: desejo pecaminoso e presunção. Qualquer um deles pode nos tirar o passo do Espírito e, por sua vez, corromper nossa exortação.


Se nos tornarmos tolerantes com o pecado, corremos o risco de nos tornar facilitadores em vez de exortadores. Corremos o risco de cultivar uma cultura que incentiva tudo e qualquer coisa, permitindo que as raízes do pecado se aprofundem no corpo de Cristo. A exortação sem verdade é o único combustível para o crescimento do pecado.

No entanto, também devemos ter cuidado ao confrontar o pecado. Se nos tornarmos orgulhosos e farisaicos, viramos o propósito da exortação de cabeça para baixo, usando a verdade para destruir os outros em vez de edificá-los. A exortação sem amor sufoca a comunidade com amargura, inveja e lutas internas, enfraquecendo e isolando o corpo de Cristo.

É por isso que Paulo destaca andar com o Espírito. É impossível andar com o Espírito e estar confortável no pecado ( Gálatas 5:17 ). E é impossível amar o Espírito sem amar nossos irmãos e irmãs em Cristo ( 1 João 4:20 ). A exortação é um dom espiritual, e somente por meio do Espírito podemos exortar como Efésios 4:15 nos chama.

“Antes, falando a verdade em amor, devemos crescer em todos os sentidos naquele que é a cabeça, em Cristo” ( Efésios 4:15 ESV).
Como saber se você tem este dom?

Portanto, agora que sabemos o que é o dom espiritual de exortação, como sabemos se o temos?

Existem inúmeros testes de dons espirituais disponíveis online. Às vezes, eles confirmam e fortalecem nossa compreensão da maneira como temos usado nossos dons. Outras vezes, eles nos oferecem novas percepções. As perguntas de um teste geralmente nos ajudam a pensar sobre como Deus nos usou no passado e por quais áreas do ministério somos mais apaixonados. Essas são boas perguntas e podem nos levar a reconhecer paixões e talentos que subestimamos ou subutilizamos.


No entanto, os testes também têm algumas limitações perigosas.

Um teste de dons espirituais é subjetivo. Baseia-se em nossas percepções de nós mesmos e em nossas atitudes em relação a diferentes dons. Deus nem sempre nos chama para onde pensamos que ele está nos chamando, e se usarmos nossas “estatísticas espirituais” como desculpa para rejeitar oportunidades em áreas nas quais não pontuamos muito, podemos estar seguindo nossos planos, e não os de Deus.

Moisés se considerava um péssimo orador público, mas mesmo assim Deus o chamou para ser um líder (e orador) ( Êxodo 4: 10-11 ). Gideão estava cheio de medo, mas Deus o chamou para se tornar um guerreiro ousado e poderoso ( Juízes 6 ). Com o tempo, Moisés fez grandes discursos e Gideão venceu grandes batalhas ( Deuteronômio 1-30 , Juízes 7-8 ).

Talvez você não se considere bom com as pessoas e pense que vai dizer a coisa errada. Ou talvez você tenha medo de falar honestamente sobre assuntos difíceis. Isso não significa que Deus não vai usar você para dar exortações na vida de outras pessoas.

Nem todos nós somos naturalmente generosos, mas Deus nos chama a dar ( Lucas 6:30 ). Nem todos nós temos o dom de evangelizar, mas Deus nos chama a compartilhar nossa fé ( 1 Pedro 3:15 , Mateus 5: 15-16 ). Da mesma forma, todos nós temos a responsabilidade de encorajar e inspirar uns aos outros para a justiça ( Hebreus 10: 24-25 , Efésios 4:15 ).

Em última análise, um dom espiritual vem do Espírito e deve estar enraizado na dependência dele. Quer sejamos especificamente abençoados com o dom da exortação ou não, sempre podemos recorrer ao Espírito Santo para nos ajudar a exortar uns aos outros.


Tim Pietz
Escritor Contribuidor

1 de novembro 2021


Sem comentários:

Enviar um comentário

As feridas da alma não podem ser ignoradas! Como se processa o RESGATE E CURA DA ALMA: algumas indi

As feridas da alma não podem ser ignoradas! Como se processa o RESGATE E CURA DA ALMA: algumas indicações...

RESGATE E CURA DA ALMA - ESTE É UMA NECESSIDADE URGENTE! Os acontecimentos mostram que um grande número de pessoas está em profundo d...