CHEGOU O CARNAVAL
O Carnaval, marcado pela erotização e permissividade, desafia os cristãos quanto à sua participação. Referindo-se às práticas apostólicas de evitar festas pagãs romanas para não se exporem a tentações, questiona-se a validade de blocos "gospel" de Carnaval. Essas iniciativas, ao invés de evangelizar, podem sugerir aprovação dos valores contrários à Palavra de Deus (1 Tessalonicenses 5:22), indicando que métodos tradicionais de evangelização seriam mais apropriados.
A tentativa de usar o Carnaval para evangelização é vista como incompatível com os ensinamentos bíblicos. Paulo adaptava seu comportamento para pregar o Evangelho, mas mantinha seus valores (1 Coríntios 9:22-23), destacando que o Carnaval, com sua essência de libertinagem, não oferece base sólida para a propagação cristã. A presença cristã nessas festividades pode mais confundir do que edificar.
É importante discernir a participação em culturas que refletem valores bíblicos ou promovem ideais mundanos. Retiros de Carnaval organizados por igrejas são alternativas construtivas, promovendo ambientes para reflexão e crescimento espiritual longe das influências negativas do Carnaval. Tais retiros representam um investimento na formação espiritual, oferecendo uma experiência enriquecedora em contraste com a efemeridade do prazer carnavalesco.
Rev. A. Nicodemus Lopes
Sem comentários:
Enviar um comentário